Login  
Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Séries assistir Netflix tv TV cinema Cinema artista Artistas lista Listas

Gilberto Braga

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Gilberto Braga no CineDica:
Perfil de Gilberto Braga
Nota 3.4
favorito 0
Gilberto Braga
Sobre Gilberto Braga: Gilberto Tumscitz Braga é o nome completo de Gilberto Braga. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1 de novembro de 1946.Nasceu no bairro de Vila Isabel, e seus pais o queriam um diplomata. Mas a idéia foi logo à pique, e ele, embora tenha estudado e feito o famoso Colégio Pedro II, logo se interessou em ser escritor.Ganhou uma bolsa de estudos em Paris, mas logo depois voltou ao Brasil. Gilberto Braga foi professor de francês e colaborador do Jornal O Globo, como crítico de teatro.

Em 1973, Gilberto Braga fez dois casos especiais:"As Praias Desertas"e "Feliz Na Ilusão". Mas em novela ele começou em 1974, em :"Corrida do Ouro", em parceria com Lauro César Muniz. Mas não foi até o fim do trabalho, pois não suportou a velocidade que a televisão exige. Aliás, em 73, Gilberto já havia colaborado com Lauro César, na novela:"Carinhoso". Em 75, voltou à mesma parceria, na novela:"Escalada".

Daí Gilberto Braga começou a adaptar romances de época e historias famosas. E isso marcou sua carreira.Ele adaptou "Helena", de Machado de Assis, em 1975, sempre para a Rede Globo. Ainda no mesmo ano:"Senhora",de José de Alencar. E no mesmo ano, colaborou com "Bravo", ao lado de Janete Clair. Mas seu grande sucesso foi:"Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, que foi um sucesso enorme e foi enviado para inúmeros países, inclusive; Rússia, Polônia e China. Essa novela fez com que sua heroína, Lucélia Santos, se transformasse na atriz mais conhecida e prestigiada do mundo, tendo sido recebida por presidentes e primeiros ministros, em missões diplomáticas. Ficou sendo a preferida inclusive de Fidel Castro, de Cuba. Ainda para o horário das 18 horas, da Globo, em 1977, Gilberto Braga escreveu:"Dona Xepa". E em 78, já para o horário das 20 horas:"Dancin"Days", que foi um enorme sucesso, tendo Sônia Braga como estrela. A vendagem da trilha sonora também bateu todos os recordes. e se constituía de músicas modernas. Foram vendidas mais de um milhão e meio de cópias. A novela também lançou modas e marcou época.

Em 1980, Gilberto Braga escreveu:"Água Viva". E em 81:"Brilhante". Em 83:"Louco Amor". Em 84/85:"Corpo a Corpo". Em 88:"Vale tudo". Em 91:"O Dono do Mundo". Em 94/95:"Pátria Minha".Em 99:"Força de Um Desejo". Em 2003/2004 :"Celebridade". E em 2007:"Paraíso Tropical", ao lado de Ricardo Linhares.

Gilberto Braga, além de novelas, escreveu minisséries de sucesso. Em 1986:"Anos Dourados", que fez muito sucesso. Em1988:"Primo Basílio", uma adaptação de Eça de Queiroz. Em 1992: "Anos Rebeldes", que abordava os anos da ditadura brasileira e fez sucesso estrondoso. Em 1998, Gilberto Braga escreveu a minissérie de suspense:"Labirinto".

Gilberto Braga é um autor exclusivamente de televisão. Nunca escreveu para teatro. O momento marcante de sua criatividade foi quando, na novela :"Vale Tudo", o Brasil inteiro parou, para ver quem matou Odete Roitman, personagem interpretada por Beatriz Segall. O último capítulo da referida novela, marcou 86 pontos de a
TEMAS COMUNS:

TOTAL DE FILMES

COMO DIRETOR

COMO ROTEIRISTA

COMO COMPOSITOR

11

5
45%

7
63%

0
0%

por que a soma não é igual a 100%?

Todos os filmes de Gilberto Braga

   
Insensato Coração
(2011)
Insensato Coração
Paraíso Tropical
(2007)
Paraíso Tropical
Celebridade
(2003)
Celebridade
Anos Rebeldes
(1992)
Anos Rebeldes
O Dono do Mundo
(1991)
O Dono do Mundo
Vale Tudo
(1988)
Vale Tudo
O Primo Basílio
(1988)
O Primo Basílio
Anos Dourados
(1986)
Anos Dourados
Dancin
(1978)
Dancin' Days
Fim de Festa
(1978)
Fim de Festa
Escrava Isaura
(1976)
Escrava Isaura
   

contato |  cadastro
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados