Login  
Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Séries assistir Netflix tv TV cinema Cinema artista Artistas lista Listas critico Amigos  Premium

Jessica Tandy

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Jessica Tandy no CineDica:
Perfil de Jessica Tandy
Nota 3.2
favorito 15
Jessica Tandy
Sobre Jessica Tandy: 
Ringtones
Ringtones
Atriz de origem inglesa nascida em Londres, reconhecida por muitos como a primeira-dama do teatro americano, morou durante décadas nos Estados Unidos e consagrou-se na Broadway em papéis como o de Ofélia, em Hamlet e o de Blanche Dubois em Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams e ao lado de Marlon Brando, em 1949. Por esse papel, ganhou seu primeiro Tony Awards, tendo merecido o prêmio outras duas vezes.

Em sua autobiografia, Brando faz um comentário nada elogioso sobre sua atuação. Segundo ele, a postura da atriz tirou o equilíbrio da peça: Era aguda demais para causar a simpatia e a piedade que a personagem requeria. Entretanto, sobre o conjunto de seu trabalho nos palcos, o jornal The New York Times chegou a afirmar que era tão exato, tão puro, que só os poetas - e não os críticos - deveriam ser autorizados a escrever sobre ele. Mesmo assim, quando Um Bonde... foi adaptado para o cinema, a única do elenco teatral a não fazer parte da nova versão foi Jessica.

De família pobre, ela estreou nos palcos aos 18 anos. Na década de 30, interpretava Shakespeare no Old Vic de Londres, vivendo personagens como o de Viola em Noite de Reis, Créssida em Toilo e Créssida, Titânia em Sonho de uma Noite de Verão e Cordélia em Rei Lear, contracenando com Laurence Olivier e John Gielgud. Depois de uma união de oito anos, separou-se do marido em 1940, o ator Jack Hawkins, e emigrou com a filha para os Estados Unidos. Em Nova York, conheceu o ator canadense Hume Cronyn, com quem se casou em 1942, tendo permanecidos juntos até sua morte.

No cinema, Jessica estreou em 1944 com A Sétima Cruz, com Spencer Tracy, e, ao lado de Cronyn, ela participou de diversos filmes, sempre em papéis secundários. Foram cerca de 30 atuações nas telas. Nunca abandonou totalmente a Broadway, onde, também ao lado do marido, com quem contracenou durante onze oportunidades diferentes, interpretou autores contemporâneos, como Samuel Beckett e Eugene ONeill.

Por sua participação em Conduzindo Miss Daisy, mereceu o Oscar de melhor atriz em 1990. Para interpretar o personagem central, se candidataram Katharine Hepburn, Bette Davis, Maggie Smith, Shirley MacLaine, Elizabeth Taylor, Meryl Streep e Vanessa Redgrave, todas descartadas. Sobre sua modesta atuação no cinema até arrebatar o prêmio da Academia, Jessica declarou: Creio que jamais fiz um papel pelo qual merecesse de fato a indicação para o Oscar. Jessica Tandy faleceu aos 85 anos, em, 11 de setembro de 1994
Jessica Tandy

TEMAS COMUNS:

TOTAL DE FILMES

COMO DIRETOR

COMO ATRIZ

COMO ROTEIRISTA

COMO COMPOSITOR

20

0
0%

20
100%

0
0%

0
0%

por que a soma não é igual a 100%?

Todos os filmes de Jessica Tandy

   Próxima
O Indomável - Assim é a Minha Vida
(1994)
O Indomável - Assim ...
O Amor É Para Sempre
(1993)
O Amor É Para Sempre
Romance de Outono
(1992)
Romance de Outono
Tomates Verdes Fritos
(1991)
Tomates Verdes Frito...
Conduzindo Miss Daisy
(1989)
Conduzindo Miss Dais...
Pesadelo na Rua Carroll
(1988)
Pesadelo na Rua Carr...
Cocoon 2 - O Regresso
(1988)
Cocoon 2 - O Regress...
O Milagre Veio do Espaço
(1987)
O Milagre Veio do Es...
Cocoon
(1985)
Cocoon
Amigos Muito Íntimos
(1982)
Amigos Muito Íntimos
O Mundo Segundo Garp
(1982)
O Mundo Segundo Garp
Uma Estrada Muito Doida
(1981)
Uma Estrada Muito Do...
Os Pássaros
(1963)
Os Pássaros
A Raposa do Deserto
(1951)
A Raposa do Deserto
Paraíso Proibido
(1950)
Paraíso Proibido
Vingança Diabólica
(1948)
Vingança Diabólica
Entre o Amor e o Pecado
(1947)
Entre o Amor e o Pec...
Anos de Ternura
(1946)
Anos de Ternura
O Solar de Dragonwyck
(1946)
O Solar de Dragonwyc...
O Vale da Decisão
(1945)
O Vale da Decisão
A Sétima Cruz
(1944)
A Sétima Cruz
Murder in the Family
(1938)
Murder in the Family
   Próxima

contato |  cadastro
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados