Login  
Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Netflix tv TV cinema Cinema artista Artistas lista Listas critico Amigos  cinepapo CinePapo enquetes Enquetes

Jim Morrison

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Jim Morrison no CineDica:
Perfil de Jim Morrison
6.9
5
Jim Morrison
Sobre Jim Morrison: “Enquanto houver pessoas, elas podem lembrar-se de palavras ou combinações de palavras. Mas nada pode sobreviver ao holocausto a não ser a poesia e as canções. [...]. Se a minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e do que sentem...”.

James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, (Melbourne, Flórida, Estados Unidos, 8 de Dezembro de 1943 - Paris, 3 de Julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano. Foi o vocalista e autor da maior parte das letras da banda rock norte-americana The Doors, embora Robby Krieger também tenha escrito algumas com Jim, por exemplo, Light My Fire.

Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida de boêmia na Califórnia, frequentou a UCLA, formando-se no curso de cinema, devorando livros. Após a graduação pela UCLA, Morrison, após um encontro casual com o seu antigo colega Ray Manzarek, leu-lhe alguns poemas ( entre os quais o famoso “Moonlight Drive”), e ambos decidiram na hora fazer uma banda rock. Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore, que Ray conhecia das suas aulas de meditação. O nome da banda – The Doors - foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley, que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite. (Se as portas da percepção estiverem limpas/ Toda coisa se apresentará ao homem como ela é, infinita).

Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos bacanais, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em “Five to one”).

Apesar de nunca se ter sentido próximo da sua família, Morrison protegia os seus companheiros de banda. Aparentemente, uma vez disse a Ray Manzarek que nunca se sentia confortável num encontro social a não ser que ele ou outro membro do grupo estivesse com ele. Morrison recusou algumas oportunidades de carreira a solo.

Em Março de 1971, após todos os membros da banda terem decidido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada de sempre, Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita.

Em Paris, morreu em 3 de Julho de 1971, na banheira, com a idade de 27 anos. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose,embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pam fazia-o (morreu de overdose em 1974) e é sabido que nesse Verão correu por Paris heroína de uma pureza invulgar. Outra hipótese seria um assassinato feito pelas próprias autoridades do governo americano. Morrison referiu-se a si próprio como sendo o nº 3, a morrer misteriosamente, tendo sido os dois primeiros Jimi Hendrix e Janis Joplin. O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris. Devido a atos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole.

Alguns fãs acham que Morrison forjou a sua morte, para conseguir escapar à fama e popularidade. Teóricos da conspiração referem-se ao facto Pamela Courson ter dito que Morrison estava apenas cansado e a repousar num hospital. Dizem também que muito poucas pessoas terão visto o corpo de Morrison antes do funeral e que ele teria brincado meses antes com os outros membros da banda, dizendo que ia fugir para África. Também há uma teoria de que fugiu para as Bahamas e que esteve (ou está) a trabalhar num bar e a escrever. John Densmore, baterista dos Doors, terá dito que achava a campa muito pequena. Histórias mais recentes afirmam que terá sido visto vivo, e levando uma vida de cowboy, e o realizador Gerald Pitts clama tê-lo descoberto num rancho em 1998. Para alguns, Morrison foi um rebelde psicodélico, para outros um deus do rock.
TEMAS COMUNS: the doors documentário biografia rock banda música morrison musica

TOTAL DE FILMES

COMO DIRETOR

COMO ATOR

COMO ROTEIRISTA

COMO COMPOSITOR

4

0
0%

3
75%

0
0%

3
75%

por que a soma não é igual a 100%?

Os melhores filmes de Jim Morrison

   
Bom
nota do filme 6.5
The Doors
The Doors
Bom
nota do filme 6.1
When You
When You're Strange:...
Bom
nota do filme 4.5
No One Here Gets Out Alive: A Tribute to Jim Morrison
No One Here Gets Out...
Mr. Mojo Risin
Mr. Mojo Risin' - Th...
   

Todos os filmes de Jim Morrison

   
Mr. Mojo Risin
(2011)
Mr. Mojo Risin' - Th...
Bom
nota do filme 6.1
When You
(2009)
When You're Strange:...
Bom
nota do filme 6.5
The Doors
(1991)
The Doors
Bom
nota do filme 4.5
No One Here Gets Out Alive: A Tribute to Jim Morrison
(1981)
No One Here Gets Out...
   

Siga-nos: Google+ contato |  cadastro
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados
Página contendo as informações relacionadas ao artista Jim Morrison no CineDica