Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Netflix tv TV cinema Cinema artista Artistas lista Listas critico Amigos 

Léa Garcia

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Léa Garcia no CineDica:
Perfil de Léa Garcia
3.2
1
Léa Garcia
Sobre Léa Garcia: Léa Lucas Garcia de Aguiar é o nome inteiro da atriz negra Léa Garcia. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de março de1933.

É mãe de três filhos. Léa era filha única de uma modista famosa, que por isso fazia questão de vestir a menina muito bem.O pai era um bombeiro hidráulico. Léa estava com onze anos, quando sua mãe faleceu.A menina foi então morar com sua avó materna, dona Constança, que era governanta de uma família tradicional do Rio de Janeiro. A menina teve então oportunidade de freqüentar bons colégios.

Estava com 16 anos quando conheceu Abdias do Nascimento, que fundara o Teatro Experimental do Negro e fazia encontros de poesia e preparava espetáculos teatrais. Léa começou a cabular aulas, para assistir ao trabalho de Abdias., por quem acabou se apaixonando. Quando o pai de Léa percebeu as faltas da menina, deu-lhe uma surra no meio da rua. A menina então fugiu de casa, e foi morar com Abdias, vinte anos mais velho que ela. Abdias, que já era perseguido por sua luta em pról dos negros, foi então acusado de corrupção de menor, o que apareceu em todos os jornais da época. Esses fatos fizeram de Léa uma guerreira e ela partiu definitivamente para a arte.

Estreou em 1952, na peça de Abdias:"Rapsódia Negra". Continuou no teatro, onde fez:"Orfeu da Conceição", em 1956.Fez depois:"Casa Grande e Senzala", "Cenas Cariocas"e "Piaf", entre outras peças. Fez também cinema, onde apareceu em :"Orfeu do Carnaval", e onde ela ganhou 2º lugar como atriz, no festival de Cannes. Ela perdeu para a atriz francesa Simone Signoret, ficando, porém, à frente da grande atriz italiana Ana Magnani. Ela fez ainda:"Ganga Zumba", "Ladrões de Cinema","A Deusa Negra", "Cruz e Souza". Em 2002, participou de :"Viva Sapato", "Filhas ao Vento", em 2005 , "O Maior Amor do Mundo", em 2006, quando fez ainda:Mémórias da Chibata", "Mulheres do Brasil".

Léa Garcia também participou bastante em televisão e o fez sempre com destaque. Fez na TV Globo:"Escrava Isaura", "Selva de Pedra", "Marina". Participou também de minisséries e seriados. Porém, o papel em que mais se destacou, foi o de Rosa, em "Escrava Isaura", que foi um sucesso internacional. Mas fez também o papel de Leila, na novela Marina. Leila era uma pessoa à frente de seu tempo, que tinha uma filha , que era a única negra num colégio de brancos e sofria preconceito racial. Numa das aulas, Leila tinha que dissertar sobre Zumbi dos Palmares. A atriz Léa pediu para modificar o texto, para dar a posição de afro descendentes. A cena saiu muito bem e Léa foi aplaudida pelos colegas, após fazê-la. Léa , à época, trabalhava para o IPCN- Instituto de Pesquisa da Cultura Negra. Por tudo isso, a atriz foi escolhida pelo Guilford College, dos Estados Unidos, como uma das dez mulheres do século 20, que mais contribuíram para a luta pelos direitos humanos e civis do mundo.Léa Garcia era a única brasileira.

Léa Garcia fez ainda parte do elenco de:"Cidadão Brasileiro", na TV Record, em 2006. Em 2
TEMAS COMUNS:

TOTAL DE FILMES

COMO DIRETOR

COMO ATRIZ

COMO ROTEIRISTA

COMO COMPOSITOR

14

0
0%

14
100%

0
0%

0
0%

por que a soma não é igual a 100%?

Todos os filmes de Léa Garcia

   
Bom
nota do filme 3.8
Trinta
(2014)
Trinta
Bom
nota do filme 3.1
Billi Pig
(2012)
Billi Pig
Bom
nota do filme 4.0
Atabaque Nzinga
(2007)
Atabaque Nzinga
Bom
nota do filme 4.2
Remissão
(2006)
Remissão
Bom
nota do filme 4.5
O Maior Amor do Mundo
(2006)
O Maior Amor do Mund...
Netflix
Bom
nota do filme 3.7
As Filhas do Vento
(2005)
As Filhas do Vento
Bom
nota do filme 4.7
A Negação do Brasil
(2000)
A Negação do Brasil
Bom
nota do filme 4.8
Orfeu
(1999)
Orfeu
Bom
nota do filme dica
Abolição
(1988)
Abolição
Bom
nota do filme 3.2
Quilombo
(1984)
Quilombo
Bom
nota do filme dica
Bandidos da Falange
(1983)
Bandidos da Falange
Bom
nota do filme 5.1
Escrava Isaura
(1976)
Escrava Isaura
Bom
nota do filme dica
Ganga Zumba
(1963)
Ganga Zumba
Bom
nota do filme 4.8
Orfeu Negro
(1959)
Orfeu Negro
   

contato |  cadastro
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados