Login  
Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Séries assistir Netflix tv TV cinema Cinema artista Artistas lista Listas

Paulo Autran

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Paulo Autran no CineDica:
Perfil de Paulo Autran
Nota 2.7
favorito 2
Paulo Autran
Sobre Paulo Autran: Paulo Paquet Autran, em arte Paulo Autran, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1922. Com poucos meses de idade foi com a família para Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, pois seu pai, delegado de polícia, trabalhava lá, mas em 1927 a família fixou residência na capital paulista. A mãe Madalena faleceu dois anos depois.

Embora desde cedo tenha sentido em si o pendor artístico, por influência do pai, formado em Direito, Paulo Autran entrou para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1940. Formou-se 5 anos depois e logo montou escritório próprio. Mas em 1946 uma amiga o levou para aulas de teatro, num curso para amadores. Ele, que aos 8 anos já fazia poesias, adorou. No ano seguinte subiu ao palco do Theatro Municipal, em sua primeira peça: "Esquina Perigosa". Seguiram-se outras peças e ele conheceu a atriz Tônia Carrero. Um pouco hesitante, terminou por abandonar a advocacia e, em 13 de dezembro de 1949, estreou em sua primeira peça profissional: "Um Deus Dormiu Lá em Casa". Ganhou seu primeiro prêmio como ator. O destino de Paulo Autran estava traçado. O escritório ficara com o pai, então aposentado como delegado.

Em seguida, Paulo Autran e Tônia foram convidados por Franco Zampari para trabalharem no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) e também na Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Na época eles montavam quatro peças por ano, desde comédias musicais, até peças de grandes autores. Em 1956, Autran fundou com os amigos Adolfo Celi e Tônia Carrero uma companhia teatral, que durou cinco anos. Depois tornou-se ator autônomo, fazendo sempre peças de sucesso, como "My Fair Lady" e "Liberdade, Liberdade".

Foi quando entrou em novelas da Rede Globo de Televisão. Fez: "Gabriela, Cravo e Canela"; "Pai Herói"; "Guerra dos Sexos"; "Sassaricando"; "Hilda Furacão". Na TV Bandeirantes fez "Os Imigrantes". Sua última aparição na telinha, foi uma participação especial na minissérie "Um Só Coração", em que interpretava a si mesmo numa cena com a colega Tônia Carrero.

Na verdade, Paulo Autran sempre disse não gostar de televisão, pois seu coração esteve sempre no teatro. Mesmo assim participou também de inúmeros filmes, tais como: "Terra em Transe"; "Mar Corrente"; "País de Tenentes"; "Fogo e Paixão"; "Oriundi"; "Tiradentes"; "A Máquina"; "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias". e outros. Como ator de teatro, sempre foi inigualável. Deixou sua marca em peças, como: "Édipo Rei"; "A Vida de Galileu"; "A Morte do Caixeiro Viajante". Ao total fez cerca de 90 peças, 15 filmes, inúmeras novelas e especiais televisivos. Já são mais de 50 anos de carreira.

Paulo Autran, foi casado com a atriz Karin Rodrigues, de 1999 até o fim da vida. Faleceu em 12 de outubro de 2007, aos 85 anos, é considerado por todos como o maior ator brasileiro de todos os tempos.
TEMAS COMUNS:

TOTAL DE FILMES

COMO DIRETOR

COMO ATOR

COMO ROTEIRISTA

COMO COMPOSITOR

15

0
0%

15
100%

0
0%

0
0%

por que a soma não é igual a 100%?

Todos os filmes de Paulo Autran

   
O Passado
(2007)
O Passado
A Máquina
(2006)
A Máquina
O Ano em Que Meus Pais Saíram De Férias
(2006)
O Ano em Que Meus Pa...
A Partida (2003)
(2003)
A Partida (2003)
Poeta de Sete Faces
(2002)
Poeta de Sete Faces
O Enfermeiro
(1999)
O Enfermeiro
Oriundi
(1999)
Oriundi
Tiradentes
(1999)
Tiradentes
Fogo e Paixão
(1988)
Fogo e Paixão
Sassaricando (Novela)
(1987)
Sassaricando (Novela...
O País dos Tenentes
(1987)
O País dos Tenentes
O Menino Arco-Íris
(1979)
O Menino Arco-Íris
Terra em Transe
(1967)
Terra em Transe
Crônica da Cidade Amada
(1965)
Crônica da Cidade Am...
É Proibido Beijar
(1954)
É Proibido Beijar
Destino em Apuros
(1953)
Destino em Apuros
   

contato |  cadastro
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados